Saurimo - As consequências dos resíduos sólidos, das águas estagnadas e da poluição ambiental e sonora foram apresentadas, na noite de domingo, na cidade de Saurimo (Lunda-Sul), pelo grupo teatral ArtPentu.
O grupo exibiu uma peça teatral que visou, entre outros, despertar as pessoas sobre a necessidade de maior participação nas campanhas de limpeza e combate às águas estagnadas, contribuindo, deste modo, na prevenção de doenças como a malária, cólera e diarreias agudas.
Em declarações à ANGOP, o dramaturgo e co-fundador do grupo, Elias Kupessala, referiu que a iniciativa visa aliar-se aos mais variados projectos que o Gabinete Provincial da Saúde na Lunda-Sul realiza, em prol da prevenção da cólera e outras doenças oportunistas.
Sublinhou que há necessidade de se promover acções pedagógicas, para a conscientização e mudança de atitude de inúmeras famílias.
Referiu que vão exibir, nos próximos dias, peças teatrais que desencorajam a violência doméstica, vandalização de bens públicos e que motivam a reconciliação nos lares.
O grupo foi criado a 23 de Março de 2019 e tem 27 membros. JW/OHA