Malanje - O alargamento da Corte e a criação de Gabinetes Administrativos nos municípios de Malanje e de outras províncias que compreendem o Reino do Ndongo e Matamba constituem a principal aposta do novo soberano Luís Ngola Njungo “Diba Ngola Njungo”.
O plano foi anunciado hoje, sexta-feira, pelo Rei Diba Ngola Njungo, na cerimónia da sua apresentação oficial às autoridades governamentais e à população de Malanje.
Na ocasião, o soberano disse que o actual reinado conta com 48 membros conservadores do poder de Ngola Kiluanje, contra os 38 anteriores, frisando que brevemente serão mobilizadas mais pessoas da linhagem dos Ngola para integrar a Corte, de modo a revitalizar o seu funcionamento.
O rei disse manter-se fiel às linhas de força do seu mandato, apresentados na sua entronização, a oito de Novembro de 2023, que traça como metas o reforço da valorização dos usos e costumes da região do Ndongo, a intensificação da interacção com outros reinos do país, sem descurar as congéneres estrangeiras, na defesa dos interesses comuns.
Lembrou ainda que constam do seu plano de acção a dinamização das acções de combate à fome e à pobreza na região, enquanto factores de redução das assimetrias regionais, e o cumprimento dos princípios consuetudinários e constitucionais.
Durante a sua intervenção, Diba Ngola Njungo defendeu a mobilização social na defesa da unidade e paz social, para além da cooperação entre as autoridades tradicionais e as administrações municipais nas tarefas que visam o bem-estar social.
Orientado pela secretária de Estado para a Cultura, Maria da Piedade de Jesus, o evento contou também com as presenças do governador provincial de Malanje, Marcos Nhunga, de membros da Corte Real, dos reis do Bailundo, Ekuikui VI,das Lundas, Mwatchissengue Watembo, Bakongo, António Charle Muana Uta, do Porto Amboim, Ngana Lunga IX, e do vice-governador do Cuanza-Norte para o Sector Técnico e Infra-estruturas.
Estiveram ainda presentes deputados à Assembleia Nacional, magistrados judiciais e do Ministério Público, autoridades religiosas, académicos, artistas, entre outros.
Perfil do Rei
Ngola Njungo “Diba Ngola Njungo” nasceu a 23 de Dezembro de 1955, na localidade de Kizela, município de Cahombo. É descendente de Mudile Andombo Amana, uma das cinco mães da linhagem dos Ngola.
Tem curso médio de Formação de Professores e já exerceu, entre outras funções, as de comissário municipal de Cahombo, deputado da extinta Assembleia Popular de Malanje (1986-1991), chefe político de Destacamento da ODP (Organização de Defesa Popular) no sector de Kizela (1976-1979) e chefe político da terceira Companhia do Batalhão de Reserva das Forças Armadas Popular de Libertação de Angola (FAPLA). ACC/PBC