Luanda - O cantor brasileiro Seu Jorge encontra-se desde sexta-feira em Angola, a convite da LS & Republicano, para dois espectáculos.
O primeiro concerto será em Luanda, nesta sexta-feira, no Centro de Conferências de Belas (CCB), às 21h30, e o segundo no sábado, no Lobito, província de Benguela, numa apresentação especial alusiva às Festas da Cidade.
Além da actuação de Seu Jorge, o público poderá ainda contar com as participações dos artistas Cef Tanzy, Pérola, Pearl e Anna Joyce.
Seu Jorge é actor, cantor, compositor e músico. Teve diversas ocupações antes de seguir a vida artística, tendo trabalhado como borracheiro e contínuo, desde a infância.
Chegou a tentar a vida militar na juventude, mas não se adaptou. Habituado a rodas de samba e também a bailes de funk e charme, começou a cantar na noite.
Nos anos 1990, seu irmão Vitório foi vítima de uma chacina que abalou a família e o levou a viver como sem-tecto por cerca de três anos. A guinada, ao longo daquela década, ocorreu ao integrar uma companhia de teatro e a banda Farofa Carioca. Aos poucos, foi ganhando notoriedade e recebendo convites para participar de diversas gravações.
Além da música, passou a despontar também como actor. Ao longo da carreira, actuou em títulos como Cidade de Deus (2003) e Tropa de Elite 2 (2010), entre outros.
Após os álbuns Samba Esporte Fino (2001) e Cru (2004), tornou-se ainda mais popular ao gravar o álbum Ana & Jorge (2005), em parceria com Ana Carolina, que rendeu o hit É Isso Aí, versão do hit norte-americano The Blower’s Daughter.
Depois, gravou em estúdio os discos The Life Aquatic Studio Sessions (2005), América Brasil (2007) e Seu Jorge e Almaz (2010), além dos lançamentos ao vivo.
O projecto Músicas para Churrasco teve dois volumes, lançados em 2011 e 2015. O currículo inclui dezenas de outros projectos no cinema e na música.
Actualmente, vive nos Estados Unidos. Tem três filhos: Luiz, Flor e Maria Aimée. Foi casado com Mariana Jorge, de 2013 a 2016, e depois com Karina Maluf, de 2018 a 2020. ART