Luanda - O secretário de Estado para a Juventude, Francisco Chitapa, apelou hoje, quarta-feira, em Luanda, a juventude a entender e a preservar a história de Angola, para facilitar a transferência desses conhecimentos as futuras gerações.
O secretário de Estado, que falava na décima edição do encontro intergeracional denominado "Duas gerações, uma história", referiu que a luta de libertação nacional merece estudos críticos e aprofundados nos diferentes sectores sociais.
Aconselhou a nova geração a contribuir no desenvolvimento do país, bem como na valorização do conhecimento intergeracional.
“Enquanto africanos devemos saber que os mais velhos são sempre bibliotecas vivas e deve existir um diálogo continuo com a juventude e uma aposta na promoção da educação patriótica", salientou.
Por sua vez, o director do Instituto Nacional da Juventude, Yuri Cardoso, explicou que o encontro teve como objectivo aproximar a geração dos mais velhos a juventude, através de contos de histórias vividas, para se entender o que aconteceu antes, durante e depois do 4 de Fevereiro.
Para ele, o 4 de Fevereiro jogou um papel importante para a conquista da independência nacional a 11 de Novembro de 1975. VS/ ASS