Saurimo – Um estúdio de gravação de música e produção de vídeos clips denominado “X-Record” foi inaugurado quarta-feira, em Saurimo, numa iniciativa privada.
O estúdio comporta mesa misturadora, equipamentos sonoros modernos, instrumentos acústicos, cabines de gravação, sala de espera e de produção de vídeos.
A abertura do estúdio, que se enquadra nos festejos do 65º aniversário da cidade de Saurimo, a assinalar-se a 28 do mês em curso, terá, dentre várias valências, diminuir os custos dos artistas locais na produção dos seus trabalhos.
A propósito, o director do gabinete provincial da Cultura, Salvador Wanuque, considerou importante a infra-estrutura, por permitir aos artistas gravarem as suas canções.
Salvador Wanuque apelou aos artistas a apostarem na formação, sobretudo no canto, composição e domínio de alguns instrumentos musicais, para a melhoria dos seus trabalhos.
Por seu turno, o director do estúdio, Wilson Calunga, fez saber que a intenção é também atender os artistas das províncias da Lunda Norte e do Moxico.
A província conta actualmente com três estúdios de gravação.