Luanda - A República São Tomé e Príncipe assume, a partir de Julho, por período um de dois anos, a presidência rotativa do Conselho de Ministros da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Angola passou o testemunho do posto durante a II Reunião Extraordinária de ministros da Cultura da CPLP, que decorreu, sexta-feira, em Luanda, e que debateu o grau de implementação do plano de acção de cooperação cultural multilateral (2022-2024).
O evento também analisou a cooperação entre a língua portuguesa e outras línguas de convívio, estabelecer um diálogo e troca de boas práticas sobre assuntos de interesse mútuo entre os Estados membros da organização, entre outros temas de interesse multilateral.
Em declarações à imprensa, a ministra da Educação, Cultura e Ciência de São Tomé e Príncipe, Isabel Veiga de Abreu, disse que, apesar de estar em fase organizativa, já existem linhas de força a serem implementadas durante os próximos dois anos.
Quanto às relações bilaterais com Angola no domínio Cultura, considerou-as "positivas", destacando a troca de experiências para a melhoria da gestão neste sector e a circulação das criações dos artistas dos dois países.
Por sua vez, o ministro da Cultura e Turismo de Angola, Filipe Zau, manifestou disponibilidade em apoiar a próxima liderança a cumprir com sucesso a sua missão.MGM/ART