Dundo - O último dia da segunda edição do Festival das Tradições, domingo, foi marcado pela actuação dos músicos Santos Católica e Namanhonga, referências do folclore tchokwe.
A actuação dos músicos foi antecipada com um espetáculo de danças, desfile de tranças , trajes e jogos tradicionais da região leste.
Já com o ambiente aquecido, Namanhonga assumiu o palco, apresentando os seus temas favoritos, com boa performance e atitude que contagiaram o público.
A cantora foi muito aplaudida, quando interpretou temas que marcaram a sua carreira, com realce para o "Sambalala", um sucesso na região leste que compreende as provincias da Lunda-Norte, Lunda-Sul e Moxico.
Santos Católica, o "guardião" do folclore tchokwe, estava encarregado de encerrar o espectáculo, e fê-lo com chave de ouro, com os seus sucessos "Xiwa Lamba", "Macopo”, “Kamuluzu” , e "Naluqissa".
O festival obedece ao calendário Cokwe, entre Cimbemjimbeji (Setembro, início do ano) ou Kamoxi (Agosto, fim do ano), e tem como objectivo resgatar práticas positivas das celebrações do povo lunda-cokwe, desde os seus santos, usos, costumes, gastronomia, colheitas agrícolas, rituais diversos e datas comemorativas.
Durante o festival, que durou três dias , foram demostrados os rituais das súplicas e oferendas a Deus, designada em Língua Cokwe por Nzambi Kalunga, Txiphwya (peregrinação, músicas folclóricas), da Mukanda (circuncisão), cikumbi (preparação da rapariga para vida marital).
Uma das atracções do festival foi a demonstração da vida familiar tradicional, formas de boa convivência social e cerimónias matrimoniais, exposição dos sinais de código comunicativo, o sona (artes, geometria, pontos cardeais, contos e provérbios).
A exibição sobre a organização e funcionamento da corte real lunda-tchokwe, da dança de regozijo das grandes acções de caça (uyanga), marcaram o evento que é realizado anualmente, pelo Governo da Província, com o patrocíno da Fundação Brilhante. HD