Luanda- O músico Sam Mangwana será homenageado na gala de consagração do Top dos Mais Queridos 2023, a ser realizado em Outubro deste ano.
O anúncio foi feito pelo Presidente do Conselho de Administração da Rádio Nacional de Angola, Pedro Cabral, durante o sorteio do posicionamento dos 18 concorrentes da edição deste ano.
No dia da gala de consagração, a ser realizada na semana de comemoração do 5 de Outubro, a voz de "Pátria Querida" "Maria Tebo" e outros sucessos vai estar em destaque na noite em que os 18 concorrentes vão desfilar por ordem do boletim de voto.
Sam Mangwana começou a carreira musical em 1963, na então República do Zaire, hoje República Democrática do Congo (RDC), no grupo African Fiesta (de Tabu Ley Rochereau), posteriormente African Fiesta National, Africa International.
Colaborou com o TP OK Jazz, de Francó. Formou e liderou os grupos Festival des Maquisards e African All Stars.
Da sua vasta discografia, o destaque vai para "Maria Tebo” (1980), dentre os demais álbuns que cimentaram a sua carreira internacional nas décadas de 80 e 90.
Depois de conquistar a África e o mundo como um expoente da música congolesa, relança a sua carreira no mercado angolano. "Galo Negro”, de 1996, é o marco dessa fase.
"Querida Pátria”, de 2005, foi lançado depois do seu regresso a Angola, onde viveu grande parte do tempo até finais de 2019, quando optou por outra viagem, pouco depois de lançar o álbum " Lubamba". VS/VM