Luanda - A Sociedade Angolana de Direitos de Autor (SADIA) e a Unison anunciaram a assinatura de um acordo para cobrança de direitos digitais na União Europeia e no Reino Unido.
Segundo uma nota de imprensa a que a Angop teve acesso, o acordo de representação visa a arrecadação dos direitos digitais na Europa, para o repertório de mais de 35 mil músicas confiadas por autores, artistas e editoras angolanas à SADIA.
Com este acordo, lê-se na nota, os membros da SADIA estarão representados em todo o território europeu, através de um único ponto de contacto, fruto dos acordos de licença multiterritorial da Unison com a Digital Service Providers (DSPs), Redes Sociais e outros utilizadores de obras musicais.
O presidente da SADIA, Lopito Feijó, avança que este projecto requer responsabilidade, principalmente por se tratar de algo tão importante como a arrecadação dos direitos digitais dos autores angolanos.
“É para nós uma grande honra tê-los como parceiros e ficamos felizes pelos autores terem confiado em nós para a realização deste projecto”, reforçou o responsável,
Por sua vez, o CEO da Unison, Jordi Puy, referiu que vê o acordo como o início de uma longa e frutífera jornada entre as duas entidades.
“Estamos gratos à SADIA por confiar em nós e muito felizes por servir os representantes dos criadores angolanos em nossa missão conjunta de optimizar as cobranças digitais na Europa”, lê-se no documento.
Ambas as empresas têm como princípio oferecer serviços eficientes, transparentes e com tecnologia de ponta para a indústria da música e estão empenhadas para agilizar o recebimento de direitos.
A Unison é a principal entidade europeia independente de gestão de direitos que oferece um serviço de licenciamento digital multiterritorial com negociações directas com DSPs, redes sociais e outros utilizadores de música digital, bem como gestão de cobranças off-line, por meio de sua rede internacional de acordos de representação.
A empresa iniciou as suas operações em 2020 e já administra direitos em mais de 1 milhão de músicas, representando mais de 270 clientes de 12 países.