Luanda - O nacionalista e músico angolano Rui Mingas, falecido em Janeiro último, foi homenageado na terça-feira, em Luanda, durante o Festival Internacional de Jazz.
O festival enquadra-se no Dia Internacional do Jazz, 30 de Abril, data que visa destacar este estilo musical e o seu papel diplomático de unir as pessoas em todos os cantos do mundo.
O espectáculo serviu também para a apresentação pública da Fundação Bornito de Sousa (FBS), que tem como patrono o antigo Vice-Presidente da República.
O evento foi testemunhado pela presidente do Tribunal Constitucional, Laurinda Cardoso, pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, a vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, os antigos presidentes da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos “Nandó”, e Roberto de Almeida, entre outras figuras.
A banda Luanda Jazz All Star, liderada por Dimbo Makiesse, foi a primeira a subir ao palco e tocou a canção “Monangambé”, da autoria de Rui Mingas, e teve como vocalista Jay Lourenço.
A mesma banda, acompanhada da cantora francesa Amandine Bollinger, interpretou o tema “Kitandeira” de Rui Mingas.
O capítulo da homenagem terminou com a música “Mamã Terra”, num dueto Jay Lourenço e Amandine Bollinger.
A noite prosseguiu com actuação da Orquestra Kaposoka e foi encerrada pela trio de artistas de Jazz Internacional, composto por Andrea Motis (trompete e voz), Christoph Mallinger (violino e brondolim) e Zé Luís Nascimento (percussão).
A propósito da homenagem, o nacionalista Roberto de Almeida manifestou a sua satisfação, tendo considerado boa a ideia de alinhar ao Jazz o ritmo e letra de músicos angolanos, entre os quais Rui Mingas.
Segundo Jerónimo Belo, a inclusão de artistas internacionais na homenagem a Rui Mingas prova que a sua música ultrapassou fronteiras, por serem criativas e originais.
Sobre o reconhecimento, o artista Jay Lourenço explicou que cantar em homenagem a Rui Mingas, constitui uma “grande” honra.
Para si, “Mingas” foi um músico diferenciado, um ícone e exemplo desde os conteúdos às produções.
Por sua vez, a cantora francesa Amandine Bollinger Jazz considerou extremamente importante o tributo prestado à Rui Mingas.
Nascido a 12 de Maio de 1939, em Luanda, Rui Alberto Vieira Dias Rodrigues Mingas foi um cantor, compositor, diplomata, empresário e político angolano.
Foi deputado do Grupo Parlamentar do MPLA, Secretário com o estatuto de Ministro dos Desportos e embaixador de Angola em Portugal.
A 26 de Julho de 1995, foi agraciado com o grau de Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, de Portugal.
Em 2002, formou uma associação empresarial com Paulo Múrias e a "Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica".
Morreu em Lisboa (Portugal), aos 84 anos de idade, vítima de doença.
A Fundação Bornito de Sousa tem como foco apoiar pessoas, projectos e comunidades nos domínios da educação, juventude e inclusão digital, bem como desenvolvimento local e inclusão social.
A mesma dedica-se a promover programas de sustentabilidade ambiental, orgulho africano e afrodescendente. CPM/OHA