Luanda - O sociólogo Rafael Aguiar considerou a obra "Reticências: Declarações e Omissões Íntimas”, a primeiro de Mpaulu Poeta Paulo, "de grande qualidade, do ponto de vista artístico, técnico e literário, particularmente no campo da poesia".
Em declarações à ANGOP, o também professor de língua portuguesa disse tratar-se de uma obra de alto nível, por permitir, a partir da subjectividade, compreender-se a realidade factual e remeter os leitores a uma dimensão lúdica que estimula a criatividade forte do autor.
“A obra tem uma dimensão pedagógica fundamental e a partir dela é possível transmitir-se valores e princípios que ajudarão a juventude a se encaminhar para os padrões de natureza cristã, que formata a maioria da população angolana", explicou o linguista angolano.
Para esse interlocutor, existe um paradigma segundo o qual a literatura é meramente lúdica e serve para recriação. "Temos de derrubar esse paradigma e dizer que a literatura é a base da criatividade, inovação do empreendedorismo e do amor à pátria", frisou.
Rafael Aguiar exortou a juventude a tomar contacto com "Reticências: Declarações e Omissões Íntimas", refererindo que toda obra é uma criatividade a favor do amor, da educação e a cidadania, desde que obedeça as técnicas e qualidade de escrita.
Entretanto, o escritor Mpaulu Poeta Sol disse que a inspiração para escrever o livro foi Deus, por, alegadamente, ser quem o criou, o cuidou e faz com que as pessoas possam ter alguns dons, como o da eacrita que o caracteriza.
Durante a apresentação do livro houve declamações de poesias e poemas musicados. Na ocasiao, o autor explicou, aos presentes que, entre paragens e recomeços, levou treze anos, para escrever essa obra literária.
Editado pela LITTERAE Edições, o livro desse poeta, declamador, designer gráfico, actor e jornalista-tradutor da Angop está a ser comercializado a 3.500 Kwanzas. O mesmo foi prefaciado por Francisco Aguiar "Fwala".
Apesar de ser a sua estreia oficial no mercado literário, Mpaulu tem publicados, de forma digital, os livros “Poemas reticências", “D tudo 1 copo”, “Casei com minha irmã?” (2022) e agora "Reticências: Declarações e Omissões Íntimas"
Formado em Comunicação Social, é ainda autor de várias poesias espalhadas em antologias em Angola, Namíbia (Township Productions), no Brasil (Revista Ómnira edição 2013, Antologia e Concursos) e Colômbia (Festival Internacional de Poesía de Medellín).
É membro da Brigada Jovem de Literatura de Angola, da Township Productions (organização cultural da Namíbia), da Literarte – Brasil e membro fundador e coordenador-geral do Grupo APS (arte, cultura e formação). ECC