Huambo - Os restos mortais do kudurista Alfredo Vila Mendonça Miguel, mais conhecido por “Rei Tanoy”, falecido domingo último, vítima de acidente de viação, foram a enterrar, esta terça-feira, no cemitério do São Pedro, arredores da cidade do Huambo.
Com sentimento de dor, luto e comoção, as exéquias, antecedidas por um velório no pavilhão polidesportivo da cidade Baixa, foram testemunhadas pelos familiares colegas, amigos, representantes de partidos políticos e membros de organizações da sociedade civil.
Durante os dois momentos, foram lidas diversas mensagens, com destaque para a do gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, da União Nacional dos Artistas e Compositores - Sociedade de Autores, UNAC - S.A, da organização da sociedade civil e do Comité de Especialidade dos músicos do MPLA, que destacaram as qualidades do musico, tido por muitos como o rei do kuduro na província do Huambo.
Nascido a 11 de Outubro de 1983, no município do Cunhinga, província do Bié, o músico rei Tanoy, membro inscrito na UNAC-S.A como músico e compositor, começou a sua carreira artística em 1995 no grupo Jesus Cristo e, posteriormente, nos Enigmas.
Mais tarde, sentiu-se inspirado pelos conceituados Tony Amado e Sebem, e definiu o kuduro como sua bandeira, abraçando seriamente o estilo e com os seus companheiros, criou o grupo "Os Mutchatchos de Tanoy" em 1997, com o qual participou em vários festivais nacionais e internacionais, com passagens em vários programas televisivos como: Nila Show, Jovem Mania, entre outros.
Em 2010, decidiu seguir carreira a solo. Ao longo do seu percurso artístico, tanto em grupo, como individual, alcançou várias conquistas na música, como o festival de kuduro com a dança "Tuga" na discoteca Ruacana e o outro, no Bar Kimbo, com a dança "Lemo", feitos que lhe permitiram obter o título de Rei do Kurudo na província do Huambo.
É autor de vários sucessos, com destaque para o Wara Wara, Utele tele, SIDA e outros, tendo, ainda, participado no disco sobre o SIDA, gravado pela UNAC-S.A.
No curriculum artístico, consta o de promotor e gestor de discotecas e de criador do grupo carnavalesco Bloco Azul, com o qual venceu uma edição da fase provincial. VKY/ALH