Ondjiva – A obra literária “Resistência no sul de Angola Ovavale 1903-1917”, da autoria do escritor Nsungu Manuel, foi apresentada esta quarta-feira ao público da cidade de Ondjiva, província do Cunene.
O livro, de 99 paginas, foi editado pela Kilungi, possui 112 exemplares e resulta de uma pesquisa de estudo iniciada em 2017, na província do Cunene.
Em declarações à ANGOP, Nsungu Manuel disse que a obra retrata o contributo do povo Ovavale na resistência contra os portugueses na fase da ocupação dos territórios do Cunene.
Explicou que abordagem traz à tona questões do ponto de vista histórico, pedagógico, de hábitos e costumes.
Frisou que o Ovavale é um subgrupo do grupo étnico linguístico Ovawambo, localizado na comuna do Evale, 66 quilómetros a norte do município do Cuanhama, no Cunene.
Por seu turno, o director da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto do Cunene, Nelson Ndemulikuata, destacou a importância do livro, por retratar a história de um grande grupo.
O responsável apelou aos jovens no sentido de lerem o livro, tendo deixado um desafio para que os mesmos investigarem mais sobre as gêneses de outras culturas.
A Resistência no sul de Angola Ovavale 1903-1917 é a primeira obra de Nsungu Manuel.
Nsungu Manuel, natural da província do Uíge, é investigador de história de Angola, licenciado em ensino de História pela Escola Superior Pedagógica do Bengo. PEM/LHE/ASS