Menongue - O rei do Cuchi, Mwene Mucuva V, defendeu, este sábado, em Menongue, capital do Cuando Cubango, maior valorização e divulgação da cultura Nganguela, sobretudo para conhecimento das novas gerações.
O rei, um dos soberanos homegeados com certificado de mérito, pelo seu contributo na preservação e valorização da cultura local, no Dia da Cultura Nacional, disse ser necessário que haja maior valorização dos hábitos e costumes desse povo.
Defendeu a necessidade da valorização do Vamba ( circulação tradicional feita aos homens), porquanto é onde os rapazes aprendem a respeitar os pais, a tradição, os símbolos culturais, as autoridades tradicionais, a religião, entre outros hábitos e costumes.
A vice-governadora para o sector Político, Social e Económico, Adélia Muambeno Samuel, ao orientar o acto provincial, aprveitou para apelar aos fazedores da cultura no sentido de aderirem ao Balcão Único de Atendimento ao Público (BUAP) para o registo eleitoral oficioso.
Igualmente apelou aos cidadãos locais a respeitarem diariamente as medidas de biossegurança, para se protegerem da covid-19.
No Cuando Cubango são controlados 12 monumentos históricos, com destaque para o Forte Mwene Vunongue, que serviu de ponto de luta contra o colonialismo português.
São igualmente controlados 115 agentes culturais, entre músicos, fazedores de teatro e escritores.
Foram igualmente homenageados os dois reis de Menongue e do Cuito Cuanavale, músicos e algumas entidades religiosas.