Luena – A rainha Nhakatolo Tchilombo, soberana da tribo Luvale, falecida em Luanda, vítima de doença, será sepultada no próximo sábado na vila de Cazombo, município do Alto Zambeze, no Moxico, soube esta terça-feira a ANGOP.
De acordo com programa das exéquias a que a ANGOP teve acesso, a rainha falecida no último sábado, será sepultada no cemitério de Chissamba, no mesmo local onde repousam os restos mortais da sua antecessora, a rainha Nhakatolo Tchissengo.
Conforme a nota, os restos mortais da soberana serão traslados na quinta-feira de Luanda para a vila de Cazombo, sede municipal do Alto Zambeze, cujo enterro acontece a 22 do corrente mês, coincidindo com o dia do falecimento da Rainha Nhakatolo Tchissengo.
O funeral da soberana, segundo a nota, será antecedido de uma missa de corpo presente na Igreja Católica, região da qual professava, bem como de apresentação de várias mensagens dos órgãos governamentais, com destaque do Ministério da Cultura e Turismo, Governo Provincial do Moxico e das delegações da República Democrática do Congo e da Zâmbia.
Diocese do Luena reconhece dimensão espiritual da soberana
Numa nota enviada à ANGOP, a Diocese do Luena caracterizou a soberana como "uma figura dotada de qualidades humanas intelectuais e espirituais excepcionais".
“A incansável rainha pôs, desde logo, a sua vida ao serviço da nação angolana (…) seguiu as pegadas das suas predecessoras, fazendo com que o seu povo mantivesse o legado cultural”, conclui a nota.
A soberana de 86 anos, que residia na comuna de Cavungo, município do Alto Zambeze, faleceu no Complexo Hospitalar Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, após ter assumido o trono da tribo Luvale em 2004, após suceder a rainha Nhakatolo Tchissengo, falecida em 1992. TC/MS