Talatona- O Ministério da Cultura e Turismo promove, a partir de Abril do corrente ano, uma interligação cultural nas 18 províncias de Angola, no âmbito do projecto "Mbanza Yetu - o País no Palácio de Ferro”.
O projecto, apresentado ,na noite de segunda-feira, durante a gala de celebração do Dia da Cultura Nacional é uma iniciativa da Onart, em parceria com o Ministério da Cultura e Turismo e visa, numa primeira fase, promover de Abril de 2024 a Setembro de 2027 as potencialidades turísticas e culturais nas províncias de Angola.
Durante a apresentação, o gestor do Palácio de Ferro, João Viagário, explicou que o projecto é uma plataforma que interliga províncias e tem como centro o Palácio de Ferro.
Segundo ele, a ideia é mobilizar o foco cultural através das províncias por via das suas manifestações culturais e artísticas, movimentando pessoas e gerar recursos financeiros e empregabilidade.
O responsável disse que as províncias estarão ligadas através da realização de concertos, exibições de teatro, danças, exposições de artes, gastronomia e serviços gerais, tendo como centro o Palácio de Ferro que também tem servido de veiculo protocolar para a exposição e promoção de culturas estrangeiras.
A segunda fase do projecto terá inicio em 2028 até 2030. MAG