Lubango – Seis jogos de danças tradicionais e folclóricas foram identificados no Lubango, província da Huíla, pelo Instituto Superior Jean Piaget, de Benguela, no âmbito da primeira fase do projecto de investigação de Cultura e Educação e Desportos (CED/SUL).
Após a recolha da tradição oral que deve terminar em dois anos, serão seleccionados conteúdos a serem implementados no sector da educação, para professores do ensino primário.
A investigação se incide no grupo etnolinguístico nyaneka e a recolha está a ser feira no Lubango, numa parceria do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, na Huíla, em parceria com o Banco Africano de Investimentos (BAI) segundo deu a conhecer à ANGOP, nesta cidade, a coordenadora do projecto, Ana Pérez.
Em declarações à ANGOP, a pesquisadora cultural afirmou que projecto cultural, em curso há dois meses, permitiu recolher jogos em vários sub-grupos dos muila, nomeadamente os Obangula Yofifó, Okanho, Ocalenda cangue, Onongombe, Owelawocomaco e Okwaila Liomunhombwa.
De entre os jogos tradicionais já identificados, estão a luta dos galhos, a passagem de testemunho para se determinar a culpa de outrem, o embalamento de cabeça de forma ritmada, a luta de bois por ciúme, a wella e o pula-pula de corvos.
Sublinhou que após investigação o processo de pesquisa e recolha do património é lançado a um edital intitulado “Caminhos de Transformação”, da Fundação do Banco Africano de Investimentos (BAI), para efeitos de criar documentários sobre a valorização da identidade cultural angolana.
A acção, conforme a fonte, consiste na recolha e gravação dos jogos tradicionais, executados por grupos folclóricos e especialistas locais, desde danças tradicionais, melodias e músicas acompanhadas por essas práticas culturais.
Anunciou que a segunda fase do projecto, que vai arrancar em Janeiro de 2025, será feita com a formação de 400 professores de Educação Física, especificamente para o ensino primário, para que possam replicar o conhecimento nas escolas e integrar os jogos tradicionais no currículo da disciplina.
O projecto estender-se-á às tribos “Mucubal”, “Cwanhama” e “Ovimbundo”, respectivamente nas províncias do Namibe, Cunene e Benguela. JT/MS