Talatona - Um Centro Comunitário de Arte e Cultura para incentivar o desenvolvimento das crianças nas áreas de informática, programação robótica e Química foi aberto hoje, sábado, em Luanda.
Sob a égide do projecto Buscenter Arte e Tecnologia, o centro está localizado no distrito urbano do Futungo, município doTalatona, e é constituído por carcaças de autocarro.
Com capacidade para 50 crianças por dia, a enfra-estrutura dispõe de computadores por via dos quais serão transmitidas habilidades e competências aos menores, para a promoção da empregabilidade no futuro.
Na parte exterior, estão disponíveis actividades de pintura, design realista e xadrez.
Em declarações à ANGOP, a responsável do centro, Emília Dias, destacou que o objectivo é levar conhecimentos aos petizes para um futuro cada vez mais tecnológico.
Explicou que a ideia é desenvolver actividades que estimulem o intelecto das crianças, uma vez que no país não existem espaços semelhantes.
Emília Dias lamentou o facto de as escolas primárias estarem desprovidas de computadores, uma ferramenta básica num mundo tecnológico.
Apelou aos escritores que queiram lançar livros infantis ao espaço, para fomentar o hábito da leitura, anunciando que no sábado (19) o centro vai lançar o espaço saúde.
Trata-se do quinto centro comunitário do Buscenter Arte e Tecnologia. O primeiro existe desde 2018, na Lucira, província do Namibe.
O centro conta com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos da América em Angola, dos ministérios da Cultura e das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, do Instituto Angolano da Juventude, da UNITEL, MDC, INFRASAT, Academia dos Kandengues Cientistas, entre outros.