Lubango – Um disco compacto com aulas de Nyaneka intitulado “Ocoto Cetu” foi lançado no Lubango, província da Huíla, pelo coordenador provincial das línguas nacionais, Ezequiel Cambindangolo.
Com 11 lições, a obra foi apresentada por ocasião ao dia internacional da Língua materna assinando nesta segunda-feira, para promover, preservar e proteger a língua local.
Falando à ANGOP, no Lubango, a margem do lançamento, o também docente universitário, afirmou que a obra foi trabalhava na perspectiva da valorização e transmissão da importância das línguas nacionais nas comunidades.
Segundo disse, as línguas nacionais são um dos elementos mais importantes da identidade e cultura de um povo, pois identifica a origem de um povo ou tribo.
Segundo o docente, o CD é o resultado de várias edições produzidas e tiradas num programa com o mesmo nome “Ocoto Cetu”, emitido desde 2011 na Rádio Huíla.
O CD, inédito, foi gravado em 2017 num estúdio em Luanda e numa primeira fase, foram extraídos mil exemplares.
Na Huíla 24 mil alunos estão desde 2015 a aprender Umbundu, Nyaneka, Cokwe e Nganguela em 150 escolas do primeiro ao secundo ciclo, através do processo de introdução da língua materna no currículo escolar, num processo assegurado por 450 professores.