Luanda - Os jovens artistas, Daniela Cerejo, Tito Vibes e Eltina Gaspar venceram, esta quinta-feira, em Luanda, a primeira edição do concurso “Saúde Mental”, nas categorias de Poesia, Pintura e Fotografia, respectivamente.
O concurso, de iniciativa do Ministério da Saúde, OMS-Angola, Centro Cultural Português e a Universidade Privada de Angola, ocorreu em alinhamento ao “Dia Mundial da Saúde Mental 2024”, celebrado nesta data (10 de Outubro).
Durante o evento, que contou com a presença do secretário de Estado para Saúde Pública, Carlos Pinto de Sousa, foram ainda distinguidos para o segundo lugar a jovem Verónica na Nuvem (Poesia), Alex Cumbi (Pintura) e Domingas Francisco (Fotografia).
Na terceira posição, os jovens Augusto Silva, Jenny Marques e Iraceuma Viviam venceram nas categorias de Poesia, Pintura e Fotografia, respectivamente.
Os vencedores foram premiados cada com uma peça simbólica, certificados e terão a oportunidade de beneficiarem de uma mentoria, bem como do apoio de algum projecto.
Segundo a organização, não houve o envolvimento de nenhum valor pecuniário, pois se precisa elevar o conceito de arte, numa forma que seja mais acessível para todos.
Para a coordenadora do Programa Nacional de Saúde Mental e Abuso de Substância, da Direcção Nacional da Saúde Pública, Massoxi Vigário, o concurso surge como uma expressão criativa e poderosa ferramenta para incentivar a abordagem sobre as questões de saúde mental por meio da poesia, desenho e fotografia.
No que toca aos objectivos, a responsável sublinhou que o concurso visa destacar o poder da arte como meio de promover a saúde mental e o bem-estar, ao mesmo tempo que incentiva o rompimento das barreiras que persistem em torno do tema.
“O evento oferece uma plataforma para que a advocacia em prol de uma saúde mental digna e acessível seja fortalecida, não apenas por indivíduos, mas também pelo Governo”, referiu.
O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado anualmente a 10 de Outubro.
Em 2024, o tema cinge-se à “Saúde mental no trabalho”, cujo objectivo é destacar o papel essencial da saúde mental em ambientes profissionais, defendendo locais de trabalho onde a saúde mental é priorizada, protegida e promovida. ANM/SEC