Luanda – A Associação Provincial do Carnaval de Luanda (APROCAL) pretende elevar de cinco para 10 milhões o prémio do grupo vencedor da classe A do Entrudo de 2024, com objectivo de dignificar os participantes.
A informação foi avançada à imprensa, esta quinta-feira, pelo secretário-geral da Associação Provincial do Carnaval de Luanda (APROCAL), António Francisco de Oliveira "Delon", referindo que contactos estão a ser feitos juntos dos patrocinadores, com o intuito de materializar esta perspectiva.
Segundo o secretário-geral, o aumento do prémio justifica-se pelo facto dos grupos carnavalescos, no momento de preparação do carnaval, investirem valores que não são cobertos pelo prémio.
A título de exemplo, disse que os grupos carnavalescos investem 10 a 15 milhões de kwanzas e recebem três ou cinco milhões.
Acrescentou que nas edições anteriores os patrocinadores asseguram até 75 por cento do valor global do orçamento do carnaval.
Entre os patrocinadores citou a Endiama, Sonangol, BFA, Unitel, Yango e Cuca.
O grupo União Recreativo do Kilamba, do distrito do Rangel, foi o vencedor da classe A do Carnaval de Luanda, edição 2023. VS/ART