Luanda - Uma exposição de trajes e objectos dos grupos carnavalescos da província de Luanda está patente, desde quinta-feira, na Praça da Independência, com o intuito de permitir que os munícipes conheçam um pouco mais sobre a história da maior festa popular de Angola.
De acordo com o director provincial da cultura e turismo, Manuel Gonçalves, a exposição vai proporcionar aos visitantes mais informação sobre o Carnaval, como são elaborados os trajes, o material usado e a arte, entre outros aspectos.
Segundo Manuel Gonçalves, na feira os visitantes vão encontrar expositores ligados a literatura angolana, com realce para os livros do primeiro presidente de Angola, António Agostinho Neto, artesanato diverso e os instrumentos usados no Carnaval.
Na ocasião, o responsável desafiou a classe empresarial nacional com o intuito de aproveitar o Carnaval para promover o turismo.
De acordo com o programa, durante a feira serão homenageados alguns fazedores do Carnaval e realizados debates sob os temas “ A Dança Dikanza”, “ As Indumentarias do carnaval “, “ Música de Carnaval “ e “ Carnaval Infantil “.
O acto provincial do carnaval vai ser celebrado com a realização, no dia um de Março, da "live Festa do Povo”, marcado para as 15h00, no Centro de Produção da TPA, no Camama, com a exibição dos 13 grupos da classe A de 2020, pelo facto de há dois anos não se realizar o desfile competitivo, devido a Covid-19.