Luanda – O percussionista e pesquisador angolano, Jorge Mulumba, anunciou, esta segunda-feira, em Luanda, que a partir de Fevereiro de 2025, vai trazer à disposição dos alunos do primeiro e segundo ciclo um projecto que visa ajudá-los a saber construir e tocar os instrumentos musicais de Angola nas escolas.
O pesquisador avançou que por meio do seu projecto denominado “Ecos da Dikanza Memórias e Resistências Culturais” pretende expandir a educação sobre os instrumentos musicais nos espaços culturais e escolas públicas, primeiro em Luanda e depois a nível nacional.
Segundo Jorge Mulumba, os alunos terão a oportunidade de conhecer as imagens de referência da Dikanza, bem como os primeiros dikanzistas de Angola.
“As escolas públicas não têm arte, a disciplina de educação musical nas escolas públicas está somente ligada às imagens que eles vêm no livro, mas com o projecto que trago os alunos vão ter a sorte de ver e executar os instrumentos ao vivo e receber a explicação directa”, disse.
Jorge Mulumba acrescentou ainda que no ensino privado, os alunos têm tudo como balé, piano e capoeira, em detrimento das escolas públicas.
Para o efeito, o percussionista vai buscar o material desses instrumentos nas províncias do Cuanza do Norte e Bengo.
O projecto “Ecos da Dikanza Memórias e Resistências Culturais” é resultado da open call realizado pelo Instituto Cultural Alemão, em Novembro, para várias disciplinas das artes como música, dança, artes cénicas onde o projecto do Jorge Mulumba foi eleito na categoria da música.AMC/SEC