Talatona- O percurso da Soberana Rainha Njinga Mbande, desde o seu nascimento até chegar ao poder, a inteligência, resiliência, capacidade de Guerrilha será ,neste sábado, em Luanda, apresentado, em peça teatral intitulada “Njinga a Mbande”, inspirada nos três romances do Escritor John Bella.
Feitos como o de Comandante-Em-Chefe dos Guerreiros, Diplomacia e de união dos povos na luta contra a escravatura fazem igualmente parte do repertório a ser conduzido pela Direcção Geral do Grupo Teatral TUWIZANA, em saudação o dia de África, assinalar-se a 25 de Maio, sábado.
Os Romances referidos são “0s Primeiros Passos da Rainha Njinga” “O Regresso da Rainha Njinga” e “Os Passos Decisivos da Rainha Njinga”.
Em declarações à ANGOP, o escritor explicou que serão ainda retratados na peça a capacidade de negociação com os portugueses para os momentos de Paz no Reino do Ndongo, as lutas entre ela e o irmão Ngola Mbande, devido ao alcance do poder.
Segundo ele, os confrontos pelo trono, amores e dissabores, as suas grandes dores até a sua ascensão a Rainha dos Ngola fazem parte das áreas de abordagens da peça.
“Tendo em conta a importância de que resveste a história da nossa Heroína, em particular, na esfera cultural-literária angolana, e no geral, na História Universal, o grupo pretende trazer mais dados sobre a vida da guerreira inconfundível, sendo que é a primeira vez que uma peça retrata Njinga desde a idade mais jovem”, referiu.
Disse ser intenção do Twuizana levar o trabalho aos palcos de Malanje, Bengo, Kwanza-Norte e demais lugares de Angola por onde passou a Soberana e não só.MAG