Luena - O livro “O Bispo dos Pés Descalços nas Terras do Fim do Mundo”é a terceira obra literária do escritor angolano Pedro Branco, a ser lançada este mês, em Luanda e no Moxico.
“É com uma grande honra, e em parceira com a Editora Muenho & Livraria Muyombo, que anunciamos…a cerimónia de lançamento do meu terceiro livro”, lê-se num comunicado que anuncia os eventos para os dias 30 de Setembro (Luanda) e 07 de Outubro (Luena).
Depois de lançar “Crônicas e Pensamento” e “O Presidente”, o jovem escritor apresenta ao público amante da literatura essa nova obra, em homenagem ao ex-bispo do Luena, Dom Jesus Tirso Blanco, falecido aos 64 anos, em 2022, na Itália.
Prefaciado pelo presidente da CEAST, Dom Manuel Imbamba, o livro retrata o percurso e opinões do malogrado bispo, contando com testemunhos de pessoas que conviveram de perto com o prelado católico que dirigiu a diocese do Luena durante 14 anos.
“Convido a todos a mergulharem nesta viagem em torno da vida e obra daquele que se afigurou como o bispo e advogado dos sem voz”, reforça o comunicado, que considera o envolvimento de Dom Imbamba como “um testemunho fortíssimo" em torno da figura de Jesus Tirso Blanco.
“O bispo sempre pregou o amor ao próximo, inclusão e igualdade de oportunidades para todos, que devemos ser suficientemente honestos para partilhar o pouco que temos com quem precisa e que viemos para servir, não nos servir”, finaliza.
Nascido em Buenos Aires, Argentina, Jesus Tirso Blanco era licenciado em Missiologia e Comunicação Social e tinha sido nomeado bispo da Diocese do Luena em 26 de Novembro de 2007.YD