Luanda - O actor angolano Paulo Figueira vai lançar no dia 8 de Dezembro, no Palácio de Ferro, em Luanda, a obra em gênero literário “Monges de Salém e o Político Foragido”.
A obra prefaciada pela escritora angolana Isabel Ferreira, conta com 153 páginas e está repartida em 20 capítulos, sob a chancela da editora Caneta de Estilo.
Em declarações à ANGOP, Paulo Figueira realçou que a obra é fruto de um trabalho ficcionado, idealizado durante dez anos.
O actor fez saber ainda que o primeiro envolvimento com a literatura aconteceu na sua infância, num livro que retratava uma história de amor vivida na fronteira entre os bairros malanjino e popular, onde passou a sua infância, cujo manuscrito anda desaparecido.
O escritor realçou que os seus outros trabalhos estão ligados à textos dramáticos, em função da sua associação ao mundo do teatro, que tem uma dinâmica própria.
A obra tem ainda lançamentos agendados em Portugal, Holanda e Estados Unidos da América (EUA), este último onde o autor fixou residência.
Paulo Figueira, natural de Malanje, é licenciado em Engenharia Informática pela Universidade Independente de Angola e mestre em Business Intelligence & Analytics, pela Saint Joseph 's University, em Philadelphia, Estados Unidos.
Engenheiro de profissão e docente universitário, desde 2009, dedica-se às artes, tendo passado pela Associação Internacional de Teatro adstrita à UNESCO, pela Associação de Teatro Universitário de Angola e pelo Festival de Teatro Universitário de Angola.
É membro fundador dos grupos Atu Wa Ube Teatro, desde 2001, e teatro Universitário Uniartes, em 2004. EH/OHA