Luanda - Uma exposição individual de pintura do artista Paulo do Amaral, denominada "100 Kijilia", foi inaugurada, na noite desta sexta-feira, na galeria Tamar Golan, em Luanda.
A exposição, que tem 44 quadros, estará patente na galeria até ao dia 27 de Maio.
Segundo Paulo do Amaral, "100 Kijila", que é uma expressão típica da gíria kaluanda, foi adaptada com o sentido de viver uma paz interior permanente e uma partilha de sentimentos positivos da vida com os visitantes.
Para o artista, a exposição é uma forma de se libertar espiritualmente das más energias, vulgo "maingas", e de outras "malambas que, através da música, da dança, do teatro, pintura e de outras expressões artísticas e culturais, tornam a mente mais aberta, limpa e descontraída.
Os quadros, cujos preços variam de 180 mil kwanzas a um milhão e 500 mil kwanzas, têm nomes como "Com kijila", "Bilu", "Kitandeira", "Espírito Kaluanda", "Olhares", "Pensadores", "Caras", "Borboleta", "Caçadores de borboleta", "A palhada", "Carnaval", "Mascarada", "Romance" e "100 kijila".
Paulo do Amaral nasceu em Lisboa a 15 de Outubro de 1969. Realizou a sua primeira exposição denominada "Cores e Tons'' em Março de 2001 e desde então já participou em 38 exposições individuais e colectivas, sendo as 15 mais recentes entre 2014 a 2021.