Luanda - Seiscentas e 40 músicas digitalizadas, recuperadas do fundo fonográfico do Museu Regional do Dundo, foram entregues, terça-feira, em Luanda, ao Ministério da Cultura e Turismo (MINCULT).
As canções estão gravadas em um disco rígido, que foi entregue às mãos de Alice Beirão, consultora e representante do Ministro da Cultura, Filipe Zau, durante a abertura da exposição de apresentação dos resultados do projecto Thambwé, dedicado à divulgação do património musical Cokwe.
O projecto Thambwé, apoiado pelo Procultura, Embaixada de Espanha em Angola e a Fundação Terra Aberta (Bruxelas), tem como foco a recuperação, valorização e divulgação do património musical Cokwe.
O Procultura é um projecto financiado pela União Europeia com objectivo de contribuir para a criação de emprego em actividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPs) e em Timor-Leste.
Na ocasião, o embaixador de Portugal em Angola, Francisco Alegre Duarte, afirmou que a música desempenha um papel importante na preservação da identidade cultural de um povo.
Acrescentou que a iniciativa permite preservar, promover e divulgar a riqueza cultural de Angola, não só a nível local, como internacionalmente.
Por seu turno, a embaixadora da União Europeia, Rosário Bento Pais, disse que após a investigação o próximo passo será o diálogo com o Ministério da Cultura, para se saber quais as apostas na área da indústria cultural e criativa.
Para o músico Jack Nkanga, o projecto é louvável, mas defende que os angolanos deveriam tomar, igualmente, iniciativas para este fim.CPM/ART