Luanda - O concerto "Senado 200 Anos: uma jornada histórica rumo ao futuro", que teve lugar na noite de terça-feira, em Brasília, contou com a presença de deputados angolanos.
A comitiva angolana foi orientada pela presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, que se encontra no Brasil a convite do presidente do Senado Brasileiro, Rodrigo Pacheco.
No acto cultural, que reuniu senadores, deputados, diplomatas, entre outros políticos e convidados estrangeiros, foram exaltados os valores da Constituição Brasileira na defesa da democracia, do estado de direito e das liberdades fundamentais.
A unidade da Federação e dos Estados que compõem a União e a diversidade brasileira também foi exaltada.
O evento, que fez parte das comemorações do bicentenário do Senado Federal, contou com a presença do presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde, Austelino Correia.
Durante o concerto, que teve como regente o maestro João Carlos Martins, a Orquestra Bachiana Jovem Sesi-SP executou obras sobre a história e a cultura brasileira.
Novas tecnologias
A delegação angolana participou ainda, na terça-feira, no seminário internacional “Democracia e Novas Tecnologias: desafios da era digital".
A questão que norteou o segundo dia de palestras e debates no seminário internacional foi "como garantir valores democráticos no ambiente digital?"
Os debates tiveram como objectivo destacar o papel dos parlamentos frente ao cenário tecnológico actual, abordando questões como inteligência artificial, regulação das plataformas digitais e desinformação.
O palestrante Urs Gasser, ligado às universidades de Harvard, nos Estados Unidos da América, e de Munique, na Alemanha, alertou para a complexidade do tema.
A delegação parlamentar angolana, que participa nas jornadas do bicentenário do Senado do Brasil, integra os deputados Ângela Bragança, Vigílio Tyova e Américo Chivukuvuku. OHA