Benguela – O pano “Pindale”, considerado um símbolo multifacetado da cultura de Benguela, deverá ser proposto como Património Material desta região do país, com vista a perpetuar as suas tradições, soube-se hoje.
O anúncio foi feito esta quarta-feira, no Museu Nacional de Arqueologia de Benguela (MNAB), pelo governador provincial de Benguela, Manuel Nunes Júnior, afirmando que o governo está a trabalhar nesta proposta do pano “Pindale” como património material da cultura local.
Para o governador Manuel Nunes Júnior, o pano “Pindale” constitui um património cultural de vital importância para a preservação das tradições e o fortalecimento da identidade tradicional de Benguela.
O governante acredita que o reconhecimento e a valorização como património material da cultura local serão a oportunidade para que este símbolo continue a desempenhar um papel central na vida das comunidades benguelenses.
Ao mesmo tempo, mostra-se optimista de, com esse processo, que o pano “Pindale” se irá projectar como um símbolo cultural de Angola e do cenário global.
No entendimento de Manuel Nunes Júnior, estas são iniciativas que promovem a cultura local e incentivam a participação da comunidade em açcões que buscam a preservação do património cultural.
“Ao nos engajarmos nestes projectos não estamos apenas a valorizar a nossa história, mas também a contribuir para o desenvolvimento cultural e económico da nossa região”, salientou.
Na ocasião, o governador dirigiu uma palavra especial para os jovens, a quem considera a força motriz desta transformação, com o poder de moldar o futuro, preservar o passado e celebrar o presente.
Daí Manuel Nunes Júnior apelar aos jovens que participem activamente das iniciativas culturais, isto é, visitar museus e sítios históricos, valorizar os eventos locais e ajudar a difundir o conhecimento sobre a cultura de Benguela.
Sobre o Dia da Cultura Nacional, pediu que seja celebrado com orgulho e comprometimento de que juntos podemos fortalecer e promover a cultura, garantindo que ela continue a ser um pilar fundamental na construção da identidade nacional.
“A cultura é o alicerce que sustenta a nossa sociedade, que nos conecta, une e guia a todos para o futuro”, finalizou.
Durante a celebração do Dia da Cultura Nacional, foram homenageados artistas e grupos culturais que se destacaram ao longo dos anos. JH/CRB