Lubango - O padre Belchior Tchihopio “Kandimblé” lançou hoje, domingo, na cidade do Lubango, província da Huíla, a sua sexta obra literária intitulada "Interioridade Existencial".
Com 20 crónicas que retratam vivências e a necessidade das pessoas valorizarem-se e fortificarem-se, o livro, editado pela Chela Editora, tem 50 páginas e uma tiragem de mil exemplares.
Em declarações à ANGOP, o autor disse que as suas crónicas apelam para uma “higienização” do coração para uma vida altruística, combatendo qualquer exploração.
"Kandimblé" indica que foi motivado a escrever a obra pela necessidade das pessoas reconhecerem que a interioridade bem robustecida vale mais do que qualquer exterioridade, “daí que observam pessoas com os melhores bens materiais, mas sem felicidade”.
"Na obra faço referência a cultura do esferovite, onde as relações são fúteis e, na maioria dos casos, não são sadias e nem duradouras, mas a pandemia veio para restaurar certos valores que, até certo ponto, estavam a se perder e muitas coisas consideradas anormais podem ser normais e vice-versa, o que torna as pessoas mais humanas e fraternas", continuou.
O padre pertence à Arquidiocese do Lubango tem já no mercado as obras “A Cultura do Provérbio” (2020), “Frazes de Alteza Simbólica” (2020), “A inteligência do médico chinês e outros contos” (2018), “Utopia no orvalho da alma” (2017) e “Gotas de lágrimas”, com duas edições, 2011 e 2017.
O escritor é formado em Ciências Eclesiásticas pela Universidade de Damasco em Madrid (Espanha) e foi ordenado a sacerdote em Janeiro de 2015.