Mbanza Kongo – O museu dos Reis do Kongo, localizado na cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, pode, em breve, passar a denominar-se museu do Reino do Kongo, em função da previsão da alteração do seu estatuto.
A informação foi anunciada esta quarta-feira, pelo responsável da área da Promoção e Valorização do Centro Histórico e Museológico local, Lutandila Lunguana.
O responsável, que falava em mesa redonda, por ocasião do 18 de Maio, Dia Internacional dos Museus, avançou que foram concluídos os aspectos técnicos do diploma que anuirá esta nova denominação, aguardando-se apenas a assinatura do titular do ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, para posterior publicação em Diário da República.
Lembrou que, a denominação “museu dos Reis do Kongo” data de 1982 e surgiu com o objectivo de se aprofundar o estudo sobre a evolução histórica da cidade de Mbanza Kongo, bem como dos soberanos do antigo Reino do Kongo.
De acordo com o técnico, a mudança para “Museu do Reino do Kongo” vai contribuir na recuperação e enriquecimento do seu acervo museológico, já que contará, na sua exposição, com peças que se encontram algures em regiões e países que integravam o antigo Reino do Kongo.
Disse, por outro lado, que o aguardado estatuto poderá, também, facilitar a admissão de novos funcionários para o museu, entre outras valências.
Na ocasião, o pároco da Sé Catedral de Mbanza Kongo, Eduardo Matumona, aplaudiu esta novidade, frisando que permitirá uma melhor integração do mosaico cultural Kongo, que se estende para países como a RDC, Congo Brazzaville e Gabão.
Sugeriu a criação de uma comissão local para o enriquecimento do acervo museológico, com a incumbência de estudar a possibilidade de replicar algumas peças roubadas e de difícil recuperação.
Por sua vez, o sociólogo Zolana Avelino, defende que o actual museu dos Reis do Kongo fosse elevado à categoria internacional, por força da elevação do Centro Histórico de Mbanza Kongo a Património Cultural da Humanidade pela Unesco.
O Dia Internacional dos Museus é comemorado, anualmente, desde 1977, visando consciencializar a população sobre o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade.