Luena - As principais figuras que contribuíram para o engrandecimento dos costumes e hábitos culturais da região leste do país, composta pelas províncias do Moxico, Lunda Sul e Lunda Norte, poderão ser homenageadas nas próximas edições do Festival de Música e Dança Regional - Ngeya.
A informação foi passada pelo coordenador Artístico da organização, o músico Gabriel Tchiema, quando procedia ao balanço da festividade decorrida na cidade do Luena, província do Moxico, de 23 e 24 do corrente mês.
Para além de personalidades vivas e a título póstumo, disse que as homenagens poderão estender-se aos grupos folclóricos que continuam a preservar e divulgar os estilos musicais e danças típicas das três províncias desta região de Angola.
Quanto a realização da I edição do festival, considera positiva pelo facto de ter resgatado e mostrado as tradições da região, com canções e instrumentos culturais que “ressuscitaram” as tradições da região, tendo apelado a necessidade de ser dar continuidade deste tipo de eventos nas comunidades.
O experiente músico e defensor da cultura local sugeriu a implementação de escolas de instrumentos tradicionais nesta região, para facilitar a aprendizagem das crianças no fabrico e entoações, para perpetuar a cultura.
Entre os meios que podem ser confeccionados nas escolas, apontou o Kalyalya e Cinguvu, instrumentos de percussão que mereceram homenagem nesta edição, entretanto que se encontram em fase de extinção.
“A escola servirá ainda como uma forma de as crianças receberem o legado da cultura e resgate de muitas peças artísticas, sobretudo de som”, sustentou.
Gabriel Tchiema considerou a presença do músico Baló Januário como uma maneira de traduzir o diálogo cultural para a angolanidade e unificação dos povos, sendo que de "Cabinda ao Cunene e do Lobito ao Luau, somos um só povo e uma só nação".
O Festival de Música e Dança Regional - Ngeya foi patrocinado pela Sociedade Mineira de Catoca, com intuito de resgatar o diálogo intercultural, encontro de gerações e de construção de legados para promoção da multicultural destas três províncias de Angola.
Sem fins competitivos, o Ngeya teve a participação de 11 grupos folclóricos, totalizando 126 artistas.
Depois da Lunda Norte, que organizou a fase experimental em 2022, e o Moxico a I edição, a província da Lunda Sul será o palco da próxima festividade, prevista para 2024. LTY/TC/YD