Luena - Onze grupos de música e dança folclórica da região leste do país encerram hoje, sábado, no Luena, o I Festival Ngeya músico-cultural das províncias do Moxico, Lunda Sul e Lunda Norte.
Trata-se dos grupos Nejas, Ihalo, Marimba Kayowe, Wino Wa Tembo e Nhamusso (do Moxico), Zango Tchissela, Mba Heza Mitingui e Kulimuka Tchiyanda (Lunda Sul), Txako Txa Utxokwe, Mwesseke Utalé e Maringa do 1º de Maio (Lunda Norte).
No palco do Monumento da Paz, os participantes vão apresentar danças como Makopo, Mitingui, Maringa, além do Kalofolofo, Kauali, Hulengo, Kandemba, Musheta, e as menos conhecidas regionalmente.
Ainda hoje, o evento reserva exibições de peças artesanais e da gastronomia das três províncias da região leste do país, além de uma viagem turísticas aos locais emblemáticos do Luena.
O evento culmina com entrega de certificados, prêmios e discursos de entidades governamentais e da empresa patrocinadora do evento, a Sociedade Mineira de Catoca.
No primeiro dia, sexta-feira, 44 artistas, entre músicos e grupos de danças que se dedicam em actividade carnavalescas, foram os maiores protagonistas da noite fria de cacimbo.
No palco, actuaram os artistas e grupos de dança folclórica do Moxico entre os Tchizungo Zungo, Mutemba, Waya Weza, Família Frazão, Tambwokeno e outros.
Marcaram ainda presença, durante cinco horas de espectáculo, os músicos Liu Fofura, Mente Free, Kiala, Duda Hepo, Avelino Letra, 2 Pé do Poster, Mukengro, os Quatro Jovens.
Neste segundo e último dia do evento, está reservado a actuação especial do consagrado músico Balu Januário, convidado especial ao evento.
O Festival visa resgatar o diálogo intercultural, encontro de gerações e de construção de legados para promoção da multicultural destas três províncias de Angola. AP/LTY/YD