Luanda – Os músicos Nanutu e Afrikkanitha abrem, a 6 do corrente mês, a segunda temporada do concerto acústico “Encontros à quarta”, suspenso por cerca de quatro meses, devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19.
Com periodicidade mensal, o evento visa proporcionar ao público momentos intimistas entre os artistas e os fãs, movidos pela música e a poesia, durante duas horas de convívio, no Palmeiras Club, em Luanda, a partir das 18h00.
O saxofonista Nanuto já fez parcerias com os artistas cubanos Pablo Milanez e Compay Segundo, entre outros, e durante vários anos foi acompanhante de músicos e artistas africanos, nomeadamente dos PALOP, que faziam excursões pela Europa.
Participou em vários festivais internacionais, entre os quais o Festival Pan-Africano da Juventude, em Tripoli (Líbia), e tem no palmarés o primeiro lugar no Concurso de Bandas e Artistas dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), realizado no Coliseu dos Recreios, em Lisboa (1984).
“Luandei”, “Ximbika”, “Kizofado”, “Marés”, “Quintal do Semba – Live – New music from Angola” e “Bisa” são alguns dos álbuns que autenticam a carreira deste músico e instrumentista angolano.
Por sua vez, Afrikkanitha, detentora de uma voz “sedutora”, fez parte dos grupos vozes Negras e N’Sex Love, onde explorou os estilos R&B, soul e jazz. Actualmente canta a solo, e conta com um CD no mercado - “Weza”, com base musical Afrojazz.
Natural do Uíge, Eunice Quipuco Piedade José começou a gostar de artes desde muito nova, com maior inclinação para a dança. Aos 14 anos descobre o gosto pela escrita e dedica-se a escrever poemas. Em 2010 colocou o segundo álbum no mercado, “Ainda Sonho”.
Em Abril deste ano, lançou a sua terceira obra discográfica, intitulada “The Soul Music of Angola”, no qual, pela primeira vez, a cantora interpreta quase todas as músicas em kimbundo, alguns dos quais clássicos, dos anos 60, 70 e 80, do Século passado.
O projecto cultural "Encontros à Quarta" foi inaugurado por Yola Semedo, em Abril, com o suporte instrumental dos Impactos 4, num palco onde também já actuou Yuri da Cunha. O evento acontece uma única vez no mês, exclusivamente numa quarta-feira.