Saurimo - Músicos da Lunda Sul enalteceram hoje, segunda-feira, o novo formato do Top dos Mais Queridos, por ser mais inclusivo, abrangente e oferece oportunidade a artistas de várias regiões.
Em declarações à ANGOP, a propósito do novo formato, o músico Mbimbi Show disse que congrega os artistas num único palco, criando ainda oportunidades de troca de experiência.
Apontou ainda como vantagem a possibilidade da expansão da música folclórica da região Cokwe, bem como a divulgação da identidade cultural de cada povo, contrariamente as edições passadas.
Por seu turno, Amaro de Jesus fez saber que constitui uma alavanca de promoção da música no país e no exterior, daí que o novo formato de eleição é mais abrangente e contribuirá na descoberta de novos talentos.
O artista sugere que a premiação não se cinja apenas a valores monetários, mas também em bens materiais, visto que muitos artistas enfrentam inúmeras dificuldades, desde a falta de residência à transporte.
O coordenador do concurso Top dos Mais Queridos na Lunda Sul, Nikelson Dias, fez saber que após várias fases, dos 30 candidatos inscritos, foram apurados 10.
A gala para se apurar o concorrente provincial está agendada para o dia 9 de Maio.
Nikelson Dias informou que o público está a votar via mensagens, cupons e em programas de entretenimento da emissora provincial da Rádio Nacional da Lunda Sul.
O Top dos Mais Queridos é uma iniciativa cultural da Radiodifusão Nacional de Angola (RNA-EP), que visa premiar as músicas de cantores individuais ou bandas, mais ouvidas nos seus canais, envolvendo os ouvintes pela votação no processo de selecção das canções em concurso.