Talatona - O músico e compositor Sam Mangwana foi condecorado, esta sexta-feira, em Luanda, com a medalha de ouro de mérito das Artes, Ciências e letras pela Embaixada da República Democrática do Congo (RDC) em Angola.
Sam Mangwana foi homenageado pelos seus 60 anos de carreira e reconhecimento como um dos grandes promotores da “Rumba congolesa”, género musical reconhecido, em Dezembro de 2021, pela UNESCO como Património Cultural Intangível da Humanidade.
O ministro das Relações Exteriores, Téte António, que esteve presente na cerimónia, descreveu Sam Mangwana como um cidadão universal, um exímio embaixador, cuja contribuição dada ao ramo vital das relações internacionais, que é a diplomacia cultural, deve inspirar estudiosos e praticantes da música.
Lembrou que o homenageado, aos 18 anos no início da carreira, em companhia dos demais artistas da época, encontrou na música um espaço de expressão de ideias revolucionárias, de denúncia do colonialismo, melancolia, mas também celebrou o amor e partilhou lições de vida.
“Era chamado de moralista porque trazia na canção, a sua contribuição para a moralização da sociedade", referiu o ministro.
O embaixador da República Democrática do Congo (RDC) acreditado em Angola, Kalala Costantin, que presidiu o acto, disse que Sam Mangwana é um símbolo da dignidade e da fraternidade entre os dois povos.
Para o ministro da Cultura de Angola, Filipe Zau, o percurso musical de Sam Mangwana representa o reconhecimento da existência de dois povos irmãos, unidos pelas vertentes identitárias comuns que aspiram o mesmo futuro de amizade, cooperação, paz cada vez mais reforçado entre os países.
Referiu que o artista personifica a ponte que une Angola e Congo, estados irmãos e vizinhos que têm de mais precioso a cultura, as músicas cantadas por ele são edificantes, promotoras da paz e da unidade entre os dois povos.
Biografia
Samuel Mangwana Mayimona, nasceu a 21 de Fevereiro de 1945, na então Leopoldville, actual Kinshasa , capital da República Democrática do Congo.
Os pais de Mangwana eram oriundos de Mucaba, província do Uíge, Angola.
Mangwana fez a sua estreia profissional em 1963 com a banda de rumba do Congo-Kinshasa, African Fiesta , de propriedade e liderada por Tabu Ley Rochereau.
Trabalhos como, Maria Tembo, Rumba Music, Bone Annee, Lubamba, Fatimata, Georgete, Galo Negro e outros fazem parte do repertório do artista.MAG