Uíge – O Museu Etnográfico do Congo, localizado na cidade do Uíge, reabre as portas ao público, no final deste mês, após o seu encerramento em Setembro de 2020, para dar lugar às obras de reabilitação e apetrechamento das instalações.
Já com uma execução física avaliada em 80 por cento, as obras correspondem ao melhoramento na parte interior e exterior do edifício construído na era colonial.
Em declarações à ANGOP, esta terça-feira, o director provincial do Gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto, Manuel João, sem avançar o valor empregue para a reabilitação da infra-estrutura, disse apenas que as obras decorrem a bom ritmo.
Explicou que o Museu Etnográfico do Congo foi encerrado em 2020 devido à pandemia da Covid-19 e o mau estado técnico das instalações.
Neste momento, decorrem os trabalhos de acabamento no interior do edifício, após ter sido reabilitada a parte exterior da infra-estrutura, explicou o também músico.
Com a conclusão das obras de reabilitação e melhoramento, o museu vai retratar a cultura do Reino do Congo, do tribunal tradicional, batalhas que ocorram na província, entre outros elementos que caracterizam a cultura do povo dessa região.
Deu a conhecer que a reabertura do museu será antecedida por uma formação dirigida aos técnicos, para prestarem um serviço público de qualidade à população.
Explicou que a reabertura do Museu Etnográfico do Congo vai permitir a população do Uíge conhecer melhor a sua cultura, bem como facilitar a pesquisa de informações. .