Luanda - A exposição de arte denominada "Kitadi Kiá Angola" foi inaugurada, esta sexta-feita, pelo Banco Nacional de Angola(BNA), no Museu da Moeda Nacional.
A exposição “Kitadi Kiá Angola", que em português significa “O dinheiro de Angola", é uma amostra que desenvolveu conceitos artísticos abordando a importância do dinheiro no país, nas suas vertentes históricas, estéticas e pedagógicas.
“Kitadi Kiá Angola” é composto por um espólio artístico diversificado e inclui quadros com técnica de pintura em acrílico com temas inspirados nas bitcons e na importância simbólica do Banco Nacional de Angola.
A exposição tem também um painel de tecelagem com motivos ornamentais alusivos ao dinheiro, numa perspectiva histórica, para além de cinco painéis de azulejos inspirados na temática das notas do kwanza, nos quais se destacam elementos arquitectónicos, antropológicos e fauna.
Paralelamente no mesmo espaço foi inaugurado, igualmente, uma coleção privada de Numismática de Roberto de Almeida, com 166 notas de 75 países diferentes espólios, que o coleccionador foi adquirindo ao longo dos últimos 60 anos.
O vice-governador do Banco Nacional de Angola, Manuel Tiago Dias, disse que “Kitadi Kiá Angola” aborda a intenção simbólica que reside por detrás das notas, potenciando uma perspectiva artística dos vários elementos arquitectónicos, geográficos, políticos e pedagógicas, que se encontram referenciados e que fazem parte da cultura angolana pela representatividade que aportam.
Adiantou que está exposição representa a trajetória do kwanza e vai permitir com que todos a vivenciam uma retrospectiva histórica desde a independência política financeira de Angola passando pelos valores da cultura do país.
Manuel Tiago Dias adiantou que o museu da moeda é um espaço de referência nacional onde o visitante pode apreciar um vasto leque de objecto de enorme importância, referente a história da moeda em Angola desde os símbolos monetários ao kwanza.
Conforme o responsável, apesar da sua recente existência, o Museu da Moeda tem se inserido na cena cultural da vida nacional tendo em conta a sua característica, que se apresentam com linhas arquitectónicos de expressão moderna quer pela sua localização e particularmente pelo tema moeda e pela forte componente de educação financeira que se pretende transformar numa das fortes marcas.
“Cada metro quadrado deste museu vem originalmente de Angola, desde o projecto de arquitetura até cada fragmento de pedra que sustenta a obra, por isso sentimo-nos orgulhosos”, reforçou.
O responsável faz votos de que a “Kitadi Kiá Angola” alicerçada em conceitos artísticos seja de facto um espaço de valorização da história monetária, bem como da elevação cultural do ponto de vista histórico , estético e pedagógico, pois este museu conta a trajetória do Banco nacional de Angola e da moeda angolana.
Este evento resulta de uma parceria entre o Museu da Moeda e a empresa de eventos artísticos Páginas Brancas, responsável pela curadoria de ambas exposições.
A inauguração das exposições contou com a presença, entre outros, do Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, e da Primeira-dama da República, Ana Dias Lourenço.