Dondo - O comandante do grupo carnavalesco Estrelas de Cacesse, no município de Cambambe (Cuanza-Norte), António Abílio, morreu, na tarde de terça-feira, aos 65 anos de idade, vítima de doença, numa unidade sanitária da capital do país.
Segundo fonte familiar, o bailarino deu entrada no hospital do Prenda, em situação de emergência, onde foi diagnosticado, pela primeira vez, com problemas renais e não resistiu durante a assistência médica a que foi submetido.
António Abílio encontrava-se em Luanda a tratar de assuntos familiares.
O comandante de Estrelas de Cacesse se notabilizou no mundo cultural, na década de 90, ao assumir a liderança do emblemático grupo carnavalesco, com mais de 80 anos de existência.
O grupo, que arrebatou o troféu em 2023, venceu várias vezes o carnaval na província do Cuanza Norte e é reconhecido pelo estilo de dança “Sussumuna”. Integra cerca de 300 foliões. Este ano, ficou na 6ª posição.
Em Fevereiro, em entrevista à ANGOP, António Abílio, informou que o grupo se encontra em fase de transição geracional, com a integração de jovens, para preservação da identidade cultural da região.
Foi também membro co- fundador do grupo desportivo Recreativo da Eka, desde os escalões de juniores até a sua desistência da Primeira Divisão do Futebol Nacional (Girabola), em 1993. MF/IMA/ART