Saurimo - Os estilos de danças tradicional “ miting e txianda” vão ser exibidos pelos três grupos que irão representar a Lunda Sul, na primeira edição do Festival Regional de Dança e Música denominado “Ngeya”, a decorrer na província do Moxico, de 23 a 24 deste mês.
O festival “Ngeya” é uma iniciativa da Sociedade Mineira de Catoca, no âmbito do seu programa de responsabilidade social, e vai decorrer no complexo Turístico Monumento à Paz.
Cada grupo irá receber um valor de participação de um milhão de kwanzas.
A Lunda Sul vai ser representada pelos grupos, Zango Tchissela, Mba Heza Mitingi e Kulimaka Tchyanda dos municípios do Muconda e Cacolo.
Em declarações hoje, terça-feira, à ANGOP, a propósito do referido evento, a chefe de departamento de artes e acção cultural do Gabinete Provincial da Cultura na Lunda Sul, Anatoti Mohene, fez saber que os grupos estão todos mobilizados para representar condignamente a província, no evento que vem promover a cultura.
Segundo a responsável, o festival representa a valorização da cultura do leste, assim como a sua promoção e interacção, uma vez que serão exibidas diversos estilos de músicas e danças que caracterizam a identidade dos povos das três províncias ( Lunda Sul, Lunda Norte e Moxico).
“Ngueya” é uma expressão local que em portugues significa euforia.
Em Junho de 2022 foi realizado a edição zero do Festival de Música e dança da Região Leste, tendo juntado os grupos Akishi tchyanda, Seha Wesseke e Tchako Tchyetu Tcha Utchikwe ( Lunda Norte), Tchako Tchyetu-Luari, Komokenu e Makop (Lunda Sul) e Kamokenu, Hatchilimwene e Habiude Mae Grande ( Moxico).MG/JW/ART