Luanda – Os ministros da Cultura da CPLP decidiram, sexta-feira, em Luanda, incrementar o diálogo político, em parceria com os responsáveis das finanças, para a adopção de medidas comuns de importação e exportação de bens culturais no espaço.
A ideia consta da declaração final da II Reunião Extraordinária dos Ministros da Cultura da organização realizada na capital angolana.
De acordo com o documento, os ministros saúdam o contributo financeiro de Angola, Brasil e Portugal para a terceira edição do Programa CPLP Audiovisual, estando em fase de conclusão os trabalhos preparatórios para o seu lançamento em finais de 2023.
De igual modo, encorajaram a colaboração entre as estruturas nacionais pertinentes dos Estados-Membros, a fim de assegurar a boa implementação do Plano de Acção 2022-2024 e do Plano Estratégico de Cooperação Cultural Multilateral 2022-2026.
Os ministros decidiram pela criação de condições para a participação da CPLP, como convidado de honra, na Feira do Livro de Gotemburgo2025, na Suécia, visando propiciar o intercâmbio de conhecimentos entre os agentes culturais, autores, compositores, escritores, pesquisadores, gestores e sociedade civil, no contexto internacional.
Os participantes congratularam-se com as diversas iniciativas realizadas e alinhadas com agenda política da CPLP para a promoção da Língua Portuguesa e da diversidade cultural dos Estados-Membros, bem como com a concretização, até 2024, das actividades do Plano de Acção, com destaque para Fórum sobre Políticas Públicas Culturais para o desenvolvimento sustentável.
Deram também nota positiva a realização da Conferência Internacional sobre Arquivos Históricos da CPLP, assim como do encontro anual de Entidades Especializadas e Responsáveis pela Protecção dos Direitos de Autor e Conexos. MGM/ART