Luanda - O ministro da Cultura e Turismo, Fliipe Zau, enalteceu, nesta segunda-feira, em Luanda, a acção dos agentes das artes cénicas em prol das comunidades.
Numa mensagem distribuída à ANGOP, no âmbito do Dia Mundial do Teatro, Filipe Zau destaca o papel dos profissionais da área que tudo fazem para manter “acesa a chama do teatro”, apesar das dificuldades.
O ministro lembrou ainda que o mundo do teatro está em vias de ganhar, brevemente, salas de espectáculos, no Centro Cultural do Huambo, Palácio da Música (Luanda) e a sala de Teatro também na capital.
Com estas estruturas e a recuperação de salas de espectáculos já registadas como património material de interesse público, abrem-se novas oportunidades, considera Filipe Zau.
Conforme o ministro, as oportunidades servem para a edificação de uma verdadeira agenda cultural, capaz de divulgar o desenvolvimento das artes e, consequente, maior empregabilidade e valorização dos fazedores de cultura no país.
"Que este dia 27 de Março, institucionalizado como Dia Internacional do Teatro pela UNESCO, seja um dia de reflexão e de esperança para uma crescente promoção e difusão do teatro em Angola", sublinha Filipe Zau. VS/ART