Talatona - O ministro da Cultura, Filipe Zau, considerou, quinta-feira, em Luanda, importante o estabelecimento de uma cooperação entre as instituições dos Estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), para a criação de uma rede dedicada à preservação e divulgação das sua memórias históricas e culturais.
Ao discursar no encerramento da Conferência internacional sobre arquivos históricos dos Estados membros da CPLP, subordinada ao tema "Aquivos Históricos e Sustentabilidade, Políticas Públicas na CPLP", o governante defendeu a necessidade de existir um espaço de diálogo que possa contribuir para aspectos históricos e culturais.
Explicou que a CPLP está a trabalhar para realizar um encontro que seja acompanhado de programas históricos e literários nos currículos dos sistemas de ensino dos Estados membros, de modo a proporcionar um conhecimento mais profundo dos respectivos povos.
O encontro teve como objectivo promover um espaço de diálogo multicultural permanente entre as instituições do sector dos países da lusofonia.
Visou igualmente a partilha de boas práticas relacionadas com a digitalização, preservação, acesso ao acervo documental e à capacitação das instituições.VS/MAG