Talatona - O ministro da Cultura, Filipe Zau, apelou, esta segunda-feira, em Luanda, aos criadores no sentido de uma maior e melhor organização para o usufruto das vantagens económicas.
Filipe Zau apelou ainda aos agentes económicos que usam obras para a exibição e divertimento público com fins económicos, que devem pagar as respectivas taxas de compensação, ou seja, os direitos autorais aos autores.
O governante, que falava durante a cerimónia do 4º aniversário do Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos (SENADIAC), exortou a todas as instituições intervenientes na cadeia de protecção, no sentido de uma maior e melhor cooperação e articulação nas acções que devem ser empreendidas.
Para o ministro Filipe Zau, a sociedade angolana deve ter uma cultura de denúncia aos actos lesivos dos direitos dos autores e de deslealdade no exercício das actividades económicas que envolvem o uso de obras intelectuais, para que as mesmas possam produzir os impactos sociais e económicos esperados.
No acto comemorativo do 4º aniversário do SENADIAC, foram homenageados os antigos directores que passaram pela instituição, contribuindo na edificação e funcionamento do mesmo. KAM.MAG.