Cazombo - A cerimónia de apresentação pública da rainha do povo Luvale, Anabela Ngambo, decorre este sábado, na vila de Cazombo, município do Alto Zambeze, província do Moxico.
A soberana, de 81 anos, substitui a rainha Nhacatolo Tchilombo, que faleceu há um ano, vítima de doença.
O evento é testemunhado pelos ministros da Acção Social, Família e Promoção do Género, Ana Paulo do Sacramento Neto, da Defesa Nacional, João Ernesto dos Santos "Liberdade", bem como pelos governadores do Moxico, Ernesto Muangala, e do Cuando Cubango, José Martins.
Decorre em simultâneo com o encerramento da 11ª edição do Festival Internacional Luvale, iniciada a 20 de Agosto, e marcada por várias manifestações culturais, como danças e música folclóricas deste povo, com realce para a "Kachacha", dançada por angolanos, zambianos e congoleses.
O festival foi antecedido por diversos rituais, actividades culturais, sociais, recreativas, palestras sobre a importância do festival, baile e aparição de palhaços nas comunidades da vila de Cazombo.
O certame, cujo encerramento será assistido por autoridades administrativas e tradicionais de várias regiões de Angola, da RDC e da Zâmbia, decorre sobbo lema "Defendamos a nossa cultura para a preservação da nossa identidade".
O mesmo tem servido como reflexão, por ser uma passagem de testemunho para os jovens e visitantes da região.
O festival internacional Luvale é celebrado desde o século XX e visa lembrar as memórias das primeiras soberanas do Reino, nomeadamente, Kavungo, Ngambo, Kutemba, Chissengo e Tchissengo. TC/YD