Luanda - O Ministério da Cultura considera Augusto Chakaya, falecido esta segunda-feira (16), vítima de doença, um dos maiores nomes da música angolana e uma das vozes emblemáticas do Jovens do Prenda, com um repertório invejável.
Numa nota de condolências enviada hoje à ANGOP, o MINCULT manifesta-se consternado pelo ocorrido, destacando os seus feitos e as músicas “Lamento de um Filho”, “Papá”, “Isabel”, “Longa Marcha”, dentre outros sucessos.
"O Ministério da Cultura, com profunda dor, inclina-se perante a memória, do grande homem e músico, apresentando à família enlutada e aos amigos, os mais profundos sentimentos de pesar", refere o documento.
Augusto João Luís "Chakaya" nasceu aos 18 de Março de 1951, no Município do Bembe, Província do Uíge, e constituiu-se numa das vozes emblemáticas da banda Jovens do Prenda nas décadas de 1980 e 1990.
Iniciou a sua carreira musical no palco infantil “Palmo e Meio”, e deu continuidade à carreira em alguns centros recreativos e culturais de Luanda, sendo o vocalista principal da Banda Jovens do Prenda.
O músico morre aos 73 anos de idade, numa unidade hospitalar de Lunda, e deixa 16 filhos. MDS