Luanda – A exposição fotográfica “O País na Lente” com 30 quadros fotográficos narrando a história da vida socioeconómica e desportiva do país foi inaugurada, esta quinta-feira, no Memorial Dr António Agostinho Neto, em Luanda.
A exibição, co-organizada pelo grupo Média Nova e o Memorial Dr António Agostinho Neto, tem amostras de lugares históricos, símbolos da república, monumentos históricos, entre outros, captados pelos profissionais do grupo Média Nova.
Ao falar na cerimónia de abertura, o director do jornal O País, Dani Costa, disse pretender mostrar a história e levar os participantes a uma nostalgia e também a reflexão.
Segundo Dani Costa, pela sua relevância actual e perspectiva futura decidiu-se promover, com profundidade, uma abordagem aberta sobre o retrato do Grupo Média Nova, espalhado na arte da fotografia, partilhando, dessa forma, conhecimento, posicionamento e valores.
Por sua vez, o presidente da Fundação Sagrada Esperança Roberto de Almeida, patrocinador do evento, realçou a importância da exposição, felicitando os organizadores. “Devemos prestigiar cada vez mais os trabalhos feitos pelos profissionais da fotografia, já que eles escrevem a história desde o plano social, cultural, político e desportivo”, disse.
Para Roberto de Almeida, trata-se de uma apresentação com belas fotografias que espelham um pouco do modo de viver, nos mais diversos domínios.
Conforme o responsável, a fotografia também é uma ferramenta que pode ajudar no desenvolvimento económico do país, por registar os detalhes por que se passou e por ser uma fonte importante de informação que pode sempre servir de estudo.
Com duração de um mês, a exposição tem fotografias sobre os povos de diferentes regiões do país com destaque para os povos khoisan, famílias camponesas, da Assembleia Nacional, da tomada de posse do Presidente da República João Lourenço, entre outros.