Luanda - O escritor angolano Mbeu Yo Feka colocou à disposição dos leitores, esta quinta-feira, a sua primeira obra literária, intitulada "Peregrinação à Alma", um livro de poesia com 56 páginas.
De acordo com o escritor, a obra retrata o encanto da natureza, a particularidade da mulher como essência da vida, o amor, entre outros temas que convidam a reflexão e uma viagem recheada de circunstâncias.
Em declarações à Angop, no final da cerimônia de lançamento da referida obra, sublinhou que com esse livro, pretende compartilhar os seus pensamentos e visão com a sociedade e deixar o seu legado.
"Comecei a escrever em 2008 e teria publicada em 2019, mas devido à pandemia não foi possível. Tenho outros livros concluídos que pretendo ir publicando a partir de Abril do próximo ano", informou.
A cerimónia decorreu na União dos Escritores Angolanos (UEA), onde Mbeu Yo Feka aproveitou agradecer a família e os amigos, e em especial o escritor John Bela que também foi o apresentador da obra literária, e para quem o autor está no bom caminho.
Já o prefaciador do "poemário", Fernando da Dyakafunda, disse que "Peregrinação à Alma" tem conteúdo e muita qualidade, sendo "uma bela proposta para o banquete literário de Angola".
O livro sai a público sob chancela da Viana Editores. Conta com 300 exemplares e está a ser comercializado a cinco mil cuanzas.
Mbeu Yo Feka é o pseudônimo literário de Gregório Ângelo Chiyo, natural da província do Huambo. Fez o ensino primário na Missão Católica, e o secundário, na escola Comandante Bula, no seminário maior, tendo concluído os cursos médio e superior de filosofia.
Actualmente estuda no Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda, na especialidade de ensino da Língua Portuguesa, tendo antes concluído o curso em gestão de Administração Escolar no Instituto Nacional de Administração Pública de Luanda.
Mbeu Yo Feka é membro da Brigada Jovem de Literatura Angolana, desde 2008, e chegou a frequentar o curso de Direito na Universidade Católica de Angola.
ECC/MDS