Ndalatando - A obra “Sosoyo? Sola! – Provérbios e Adivinhas da Literatura Angolana”, da autoria do escritor angolano Mbaxi Dya Kadi Ndaka, foi apresentada, nesta sexta-feira, em Ndalatando (Cuanza-Norte).
A obra de 230 páginas, editada pelo Memorial Dr. António Agostinho Neto, reúne uma colectânea de provérbios e advinhas das línguas nacionais Kimbundu, Umbundu, Kikongo e Dihungu, com as respectivas traduções em português.
De acordo com o jornalista Pedro Timóteo, que apresentou a obra, o livro reflecte a importância que o autor atribui à tradição oral para a cultura africana.
Destacou que a tradição oral continua a ser um meio valioso para a transmissão da cultura mesmo nesta era digital, onde gravações e vídeos ajudam a preservar estas narrativas.
Salientou que a obra ressalta a função e a importância da tradição oral na preservação dos valores culturais, morais, da identidade cultural e para o fortalecimento da coesão dos povos.
“Os provérbios remetem-nos à tradição oral que é a transmissão do conhecimento, história, costumes e crenças de uma geração a outra, por meio da fala, sem uso da escrita”, frisou.
Referiu que este tipo de tradição é essencial para muitas culturas, sobretudo, as que não possuem sistema formal de escrita.
Por seu turno, o director-geral do Memorial Dr. António Agostinho Neto, António Fonseca, que prefaciou a obra, salientou que a mesma faz parte da colecção “Havemos de Voltar” e representa a manifestação do domínio da literatura de tradição oral angolana.
Prosseguiu que a mesma constitui, igualmente, uma homenagem ao legado do primeiro presidente de Angola, Agostinho Neto, quando escreveu que “ às nossas tradições havemos de voltar”.
A obra conta com uma tiragem de mil exemplares.
Mbaxi Dya Kadi Ndaka é o pseudónimo literário de Sebastião Pedro Cristóvão, técnico reformado do Cerimonial do Protocolo do Governo do Cuanza-Norte
O mesmo é, também, autor do livro Kilombwelelu Kya Dizwui Dya Kimbundu (Gramática da Língua Kimbundu), publicado em 2014.
O autor é licenciado em Linguística Portuguesa pela Escola Superior Pedagógica do Cuanza Norte, onde é, actualmente, docente e mestre em Línguas Nacionais pela Faculdade de Humanidades da Universidade Agostinho Neto. DS/IMA/SEC